top of page
  • Vilaverde turmalina

Atualizações do Andamento do Projeto Vilaverde Turmalina

Há muito não trazemos atualizações... Atravessamos uma Pandemia, mas hoje o Condomínio já está instituído e percebemos muitas outras conquistas a celebrar e agradecer:

Baseados nas discussões realizadas em3 encontros, entre fevereiro e março de 2019, definimos em grupo as ações que trariam o maior impacto sobre as vendas dos lotes e impulsionariam o desenvolvimento do Projeto:


1. Acesso da área residencial;

2. Criar condições para a construção de casas na Vilaverde (água e energia provisórias);

3. Sistema de tratamento de águas servidas: Biodigestor individual;


Foi trazida também a importância de haver um número mínimo de pessoas habitando, tanto para justificar o investimento nessas infraestruturas provisórias como para a formação de uma pequena comunidade de residentes (por questão de segurança, apoio mútuo, etc.).


Tais definições/considerações nortearam nosso trabalho até então e trazemos agora um resumo dos resultados:


Acesso:

Em fevereiro de 2020, iniciamos a requalificação da via de acesso à área residencial (descida e subida) e da passagem molhada:


1. Alargamento e terraplanagem da via original;

2. Construção de uma nova passagem molhada, acompanhando o novo perfil da via, calculada para dar vazão a chuvas intensas, com base em registros de medições da APAC.

3. Execução dos equipamentos de drenagem: Linhas d’água, caixas e transposições;


Alguns meses depois, passado o período das chuvas, demos continuidade à abertura e terraplanagem de toda a via principal e dos trechos onde se comprometeram a construir, pelo levamento feito, à época:


1. Terraplanagem;

2. Execução da drenagem: Biovaletas, caixas e transposições;


Rede de Água Provisória:

Aos poucos, com a parceria dos proprietários de lotes, fomos expandindo uma rede que segue utilizando-se das caixas de água pré-existentes, bombeando das cacimbas para elas.


Rede Elétrica Provisória:

Providenciamos junto à CELPE 2 pontos de energia que hoje fornecem energia para a área residencial. Cada unidade consumidora tem um contador que registra o consumo, sendo possível estabelecer o valor correspondente, a partir do cálculo do KWH cobrado pela CELPE.


Com a definição de adotar a solução de biodigestores individuais para o tratamento das águas negras, reunimos as quatro exigências mínimas para obter o TVO, através do qual o município atesta haver condições de se iniciar construções.


Ainda em relação à construção das residências, alcançamos elaborar nosso Código de Obras e constituir uma Comissão de Aprovação de Projetos, fatores essenciais para mantermos nossa identidade no tocante à ocupação do Solo. Para tanto, contamos coma dedicação fundamental de proprietários de lotes com capacidade técnica e arquitetos projetistas do Vilaverde Turmalina.


Definições em relação a: O QUÊ FAZ O PROJETO AVANÇAR


Trabalhando no sentido de responder juntos “que investimentos devemos fazer?”, dois pontos surgiram fortemente nas reuniões: a chegada efetiva dos moradores e melhorias nas áreas comuns como elemento atrativo para vendas.

Foi enfatizado que houvesse um esforço, por parte da SPE, no sentido de promover essa habitação, inclusive com a construção de casas para alugar. Pacificado que a SPE não deveria dispor recurso financeiros para a construção de casas, antes de entregar a infraestrutura comum, buscamos recursos para construir no lote multiuso da quadra 14. Com o apoio indispensável de proprietários arquitetos e financiadores, conseguimos atingir esse desafio.


Foto da Vivenda

Hoje temos:


4 casas construídas em lotes unifamiliares;

8 unidades para aluguel no lote multiuso da quadra 14;

6 casas em construção;

Mais alguns projetos aprovados na Comissão de Obras.





Foto estrada ao lado do açude

Considerando que nossa mata e recursos naturais são nossos maiores atrativos e opções de lazer, realizamos intervenções de limpeza e recuperação dos açudes, bem como reabrimos uma antiga estrada que liga a área residencial à futura portaria, por um caminho alternativo para pedestres e ciclistas. Este ladeia a mata, tornando o acesso às trilhas e açudes mais fácil e agradável. Antes era preciso se embrenhar na braquiária, o que dificultava a participação nessas atividades tão prazerosas, bem como chegar com visitantes interessados em lotes numa das mais belas paisagens da Vilaverde.


Essa nova velha estrada também favorece um desejado e necessário trabalho de reflorestamento, incluindo a atividade agroflorestal, que subentende a necessidade de levar insumos e trazer colheitas.

O interesse em empreender essas atividades tem se manifestado por e entre muitos de nossos vizinhos.


Além de estarmos empenhados em executar o quanto antes as infraestruturas faltantes, seguimos vigilantes para que nossa Vila possa corresponder à sua essência, cada vez mais aprazível à comunidade.


Com sentimentos de gratidão e parceria renovados, desejamos a todos um Feliz 2023!


 

Casas terminadas e em construção na Vila

























23 visualizações
Lista de Notícias
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
bottom of page