O NOSSO PROJETO

Queremos viver e dar sentido ao habitar: recolhimento e proteção, abertura e encontro, num lugar para desenvolver plenamente o que é humano... A vila da Vilaverde Turmalina foi pensada por e para os que sonham viver em um lugar presenteado com beleza natural, projetado com soluções urbanísticas e tecnologias em benefício do coletivo, sem abrir mão da consciência ambiental.

Uma área de 93,53 hectares dará espaço a residências, unidades para locação, parte dedicada à terceira idade, áreas de lazer e espaços de convivência; uma escola Waldorf e outra da Pedagogia Terapêutica; centro de formação; pólos clínico/médico e de comércio e serviços; acomodações temporárias (albergues/pousada); cultivo de alimentos própria, priorizando práticas orgânicas e biodinâmicas. Tudo isso estruturado de maneira a possibilitar a plena integração dos moradores e visitantes entre si e, principalmente, com a natureza. 

 

Sonhado por pais, mães e amigos de uma Escola Waldorf em Recife que se reconheceram nessa visão de um modo de viver diferente das grandes metrópoles, o projeto Vilaverde Turmalina agora se realiza e será gerido pela Vila Verde Turmalina SPE LTDA até a sua conclusão.

 

Queremos ser uma comunidade vivendo numa cidade utópica, imaginada coletivamente por anos, aliando responsabilidade, tecnologia limpa e sustentabilidade. Ambicionamos viver o 'bom' dos 'velhos tempos' agora.

Terreno // Situado no município de Paudalho, a uma altitude média de 150m, o terreno apresenta topografia privilegiada (combinando platôs e vales), é cortado por um riacho, apresenta 3 açudes (e tantos outros a serem reativados com reflorestamento), além de rica vegetação, entre mata e árvores frutíferas, compondo uma paisagem que apazigua a alma e desperta os mais exigentes anseios pelo bem viver.

 

Acesso // Com fácil acesso pela BR408, situa-se à altura do quilômetro 80 da rodovia, distante 40Km do marco zero da capital Recife e a 6km do centro de Paudalho.

Modelo Urbanístico //  O projeto arquitetônico-urbanístico apresenta contornos de forma orgânica, adequando-se à configuração natural do terreno, aproveitando clareiras já existentes, evitando movimentação de terra e revelando as vocações de cada recanto da paisagem. Entendemos que a opção por técnicas de bioconstrução pode oferecer propostas interessantes, integradas à paisagem, além de promover conforto ambiental. A concepção arquitetônica do projeto urbanístico buscou, entre outros, preservar a paisagem e nela promover a integração entre fluxos e mananciais de água e as áreas verdes, quebrar monotonias, descentralizando e conferindo uso misto às zonas estabelecidas, fortalecer usos coletivos em detrimento de individuais e ainda prever:

  • Uso de tecnologias eficientes e eficazes para: aproveitamento e reuso de água; geração de energias renováveis e limpas; informação e conectividade;

  • Racionalização do descarte do lixo: separação dos resíduos em orgânicos e inorgânicos, seleção e transformação;

  • Presença de uma escola Waldorf, coexistindo com a Pedagogia Terapêutica;

  • Espaços para a promoção de cursos, eventos e atividades culturais;

  • Utilização de parâmetros arquitetônicos e construtivos para garantir uma maior integração com a natureza em volta, como a melhor adequação das moradias ao clima pernambucano;

  • Existência de hortas, pomares, praças e mirantes distribuídos por toda a vila;

  • Produção agrícola e pecuária orgânicas, orientadas por princípios que atentem não só para a produção, mas também para a regeneração do solo e do meio ambiente, bem como elevar a qualidade da relação entre agricultores e consumidores;

  • Promoção de iniciativas de comércio e serviços, incluindo serviços de saúde e terapias alternativas, albergue, pousada, coworking, etc.

Tecnologias & Sustentabilidade // A proposta da Vilaverde Turmalina compreende harmonizar sustentabilidade socioambiental e qualidade de vida, ou seja, manter o equilíbrio entre o cumprimento de regras e o conforto, em nome do bem-estar coletivo. 

A Vilaverde Turmalina propõe-se a ser uma plataforma de testes e experimentação de tecnologias limpas e novas abordagens para o desenvolvimento urbano sustentável que considerem o uso inteligente do espaço e dos recursos, respeitando e priorizando aspectos naturais, orientados por princípios como da Permacultura: 

  • Águas: Uso e abastecimento racionais, levando-se em conta captação e aproveitamento das chuvas, tratamento e reuso de efluentes (águas cinzas e negras), como também a drenagem adequada, favorecendo a infiltração ao solo;

  • Energias Renováveis: Abastecimento eficiente, a partir de uma integração entre produção própria e a rede pública.

 

Os sistemas, integrados ao paisagismo, podem conferir não só conforto e qualidade de vida, mas sustentabilidade ambiental, além de pioneirismo nessa forma de pensar a ocupação da terra. O condomínio residencial é uma das muitas iniciativas possíveis de coexistir nesse espaço privilegiado, formando um “ecossistema”, cujo maior desafio é equilibrar autossuficiência e interação com seu entorno.

Condomínio Residencial // 250.384,82m² estão reservados à área residencial: 316 lotes particulares e 06 lotes de uso misto (moradia para locação/ pequenos comércios), distribuídos em quadras providas de área verde comum, interligados por um sistema viário que privilegia em ordem decrescente, o pedestre/ cadeirante, o ciclista, o transporte público coletivo e o carro particular.

Centro Educacional / de formação //  Cerca de 50 mil m² estão destinados a atividades educacionais para para sediar a Escola Waldorf Rural Turmalina (Educação Infantil ao Ensino Médio), fundamentada pela Pedagogia Waldorf do Fazer com Sentido; promover a implantação da Educação Terapêutica (correspondente no Brasil à Pedagogia Curativa) que estende o uso dos recursos da Pedagogia Waldorf a crianças e adolescentes cujo crescimento se confronta com dificuldades para a inserção social, seja por condições físicas ou psíquicas que ensejem cuidados especiais. Da mesma forma, será destinado espaço suficiente para a realização de palestras, cursos e formações diversas, como também para a promoção de eventos e atividades culturais;

Arborização e Mata Preservada // Consideramos a mata um ativo valioso, capaz de gerar conforto térmico, água e ainda proporcionar a realização de trilhas e passeios à sombra. O paisagismo urbano da Vilaverde Turmalina, tendo como premissa manter a beleza natural do lugar, preservará o verde existente e ainda nos leva a investir em arborização e reflorestamento.

Agricultura & Pecuária CSA // A produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos será orientada para o desenvolvimento de uma organização social de suporte agrícola como o exemplo do Community-Supported Agriculture (CSA), já desenvolvido em vários países do mundo. Trata-se de um sistema que objetiva criar um maior grau de envolvimento entre produtores e consumidores para garantir a produção anual, de forma a priorizar a qualidade e reduzir desperdícios de alimentos ou perda financeira. Como consumidores, poderemos expressar nossas preferências, dispor de alimentos livres de agrotóxicos e antibióticos, acompanhar todo o processo e até participar das colheitas. Por sua vez, os agricultores poderão planejar sua produção a partir de demandas reais, tendo suas necessidades supridas pela comunidade.

 

Polos Clínico/ Comercial/ Hoteleiro // Mesmo tendo fácil acesso por uma rodovia duplicada, oferecer localmente serviços e comércio de produtos alinhados com nossa visão de mundo, torna a vida na Vilaverde Turmalina ainda mais confortável, orgânica e natural. Poder evitar trânsito e grandes deslocamentos para manter a saúde e o equilíbrio traz benefícios adicionais e a receita obtida com a administração dessa área ajudará nos custos de manutenção, favorecendo mais uma vez os próprios habitantes.

 

Tais ofertas e demandas foram confirmadas por um diagnóstico promovido pela consultoria do Pentagrama Soluções em Sustentabilidade, a partir de uma pesquisa realizada entre os pioneiros. Atendimentos médicos especializados e terapêuticos (medicina clínica, fisioterapia, odontologia, yoga, pilates, massoterapia, terapia artística, entre outros); lojas de comércio e de serviços; albergue e pousada...). Tudo pensado para um público exigente no que tange qualidade de vida.

Centro Esportivo & de Convenções // Mais uma vez o diagnóstico nos confirmou uma previsão de anseio por prática de esportes e atividades físicas, coerentes com o desejo de uma vida saudável. Também é prevista uma intensa vida cultural e artística, parte estimulada pela presença de uma escola Waldorf. Sendo assim, a construção de um centro poliesportivo, bem como um espaço que possa abrigar eventos e atividades culturais são de grande relevância para a comunidade.

Espaço para Meditação & outros equipamentos públicos//Áreas comuns que convidem à contemplação e também à atividade, privilegiando a convivência, mas também oportunizando tranquilidade.

Como Aderir // Você pode apresentar uma proposta de iniciativa de trabalho a ser desenvolvida, como também é possível a aquisição de lotes, podendo-se aproveitar desconto especial para pagamentos à vista ou a possibilidade de financiamento próprio.

Para saber mais, entre em contato conosco por:

contato@vilaverdeturmalina.com ou +55 81 998 790 103

  • Instagram Vilaverde
  • Facebook - White Circle

VILAVERDE TURMALINA SPE LTDA
PERNAMBUCO, BRASIL
+55 81 998 790 103

© 2017 por Vilaverde Turmalina.