© 2017 por Vilaverde Turmalina. Site desenvolvido por anandcomunicacao.com

  • Facebook - White Circle

VILAVERDE TURMALINA SPE LTDA
PERNAMBUCO, BRASIL
+55 81 998 790 103

APWR

A Associação Pedagógica Waldorf do Recife (APWR) é mantenedora da Escola Waldorf Recife, do Curso de Formação em Pedagogia Waldorf e agora também da Escola Waldorf Rural, em Paudalho. A Escola Waldorf Recife, sediada no bairro do Rosarinho, foi fundada na capital pernambucana em 1999. Especificamente na busca por uma nova sede para essa escola, idealmente maior e própria, surgiram as bases do Vilaverde Turmalina. Uma área da propriedade doada à APWR, está possibilitando a expansão da Pedagogia Waldorf no Estado, bem como melhores condições de realizar o Curso de Formação de Professores, em regime de imersão. Dessa forma, promove-se um ciclo sustentável: a escola fomenta a ocupação da vila, a vila oferta alunos para a escola, que cresce e necessita de professores.

JBR ENGENHARIA

Desde o início, a ideia de um condomínio proporcionar uma sede própria para a Escola Waldorf Recife foi apoiada pela JBR Engenharia. Seu presidente e fundador, Eng. Pedro Pereira, sempre nos recebeu com toda a atenção para orientações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas à sua expertise. Essa relação foi se fortalecendo com o amadurecer das idéias e crescendo, à medida que também crescia a proporção do projeto. A JBR Engenharia é uma empresa de consultoria dedicada à elaboração de projetos multidisciplinares de engenharia e de arquitetura e ao gerenciamento e supervisão de obras de grande porte. Apresenta larga experiência nas áreas de engenharia rodoviária, metroviária e industrial, infraestrutura urbana de edificações, de aeroportos, de saneamento, de hidráulica e de obras de arte especiais, além de relacionadas ao meio ambiente. Sua sede fica localizada no bairro de Campo Grande, em Recife, Pernambuco, mas a empresa atua em todo o território nacional.

FRAUNHOFER IAO

Da participação no Seminário de Inovação em Energia Renovável, promovido pelos Governos de Pernambuco e do Estado alemão de Baden-Wurttemberg, aconteceu o primeiro contato com pessoas chaves do Instituto Fraunhofer IAO, então protagonista do evento. Em julho do mesmo ano, em sua sede, na Stuttgart, Alemanha, após uma explanação das características do projeto, conquistávamos uma carta de intenção de apoio, cuja natureza foi sendo amadurecida desde então. O Instituto nos colocou em contato com a Unidade de Comercio Exterior na América Latina do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg (MFEBW), com quem tem parceria para a aplicação de tecnologias sustentáveis no projeto Morgenstadt – Cidade do Amanhã. Uma promissora conversa presencial aconteceu, então, por ocasião do seminário Solar Cluster, realizado em Recife/PE, em junho de 2015. Mais tarde, no mesmo ano, o Fraunhofer IAO organizava um workshop sobre o Vilaverde, patrocinado pelo MFEBW, com a participação de mais de 15 empresas e instituições alemãs, suas parceiras em projetos afins.

No primeiro trimestre de 2016, uma delegação alemã composta por membros do MFEBW, Fraunhofer IAO, Universidades de Baden-Württemberg, Câmaras de Comércio e Indústria e empresários esteve em nosso Estado para realizar o II Encontro Econômico Baden-Württemberg – Pernambuco. A organização da comitiva incluiu o Vilaverde em sua agenda e apresentamos o projeto ao grupo; a seu convite, participamos do Seminário na FIEPE, onde a representante do Fraunhofer IAO, ao longo de sua apresentação, deu destaque ao Vilaverde Turmalina como iniciativa de grande importância para o cenário atual no que tange Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Sustentabilidade – nesse mesmo dia, assinamos carta de intenção de parceria com a Universidade de Sttutgart para sermos beneficiados com projetos de P&D em áreas de interesse. Desde então, vimos nos estruturando para assumir uma personalidade jurídica adequada, ao mesmo tempo mantendo contato com algumas dessas empresas, no sentido de firmar parcerias, inclusive localmente.

PREFEITURA DE PAUDALHO

Em Paudalho, encontramos não só um espaço físico privilegiado para habitar, mas um povo acolhedor e uma administração receptiva às influências que a Vilaverde Turmalina trará para a cidade, especialmente em assuntos relacionados à educação e meio ambiente.

PHYTORESTORE BRASIL

Buscando soluções para o manejo responsável da água e seus efluentes, iniciamos uma pesquisa de diversas alternativas. Através da Elemental, um hub de tecnologias sustentáveis, encontramos a tecnologia dos Jardins Filtrantes® - uma solução natural para o cuidado de efluentes. Trata-se de um sistema desenvolvido pela empresa francesa, Phytorestore, que também tem sede no Brasil. Aprofundamos nosso conhecimento da técnica com a instalação de uma estação para tratamento das águas negras do nosso centro de formação/escola. Dessa forma pudemos comprovar na prática como essa alternativa é: eficiente - possibilita resultados físico-químicos acima dos parâmetros exigidos pelas legislações; versátil - estando ao lado de salas de aula, não emite mau cheiro e traz beleza ao paisagismo; além de tudo, apresenta baixo custo de manutenção e desperta a consciência sobre a responsabilidade de cada um sobre o uso e a poluição de nossas águas, demonstrando que as soluções podem passar por ações de extrema simplicidade.

COLETIVO RODA + ECOSAPIENS

Arquitetos de Olinda e Recife, unem-se a engenheiro e arquitetas de São Paulo para dar vida ao Projeto Urbanistíco, orientando-se pelos princípios da permacultura. Seis jovens, notáveis por sua capacidade e visão, aceitam o desafio de assumir esse trabalho de forma colaborativa, integrando expertises técnicas de Água, Energia e Engenharia / Infraestrutura, fundamentais e complementares para o êxito do projeto.

NOSSOS PARCEIROS

AGRADECIMENTOS

Carlinhos da Onomatopéia Ideias Sonoras

 

Franca e João Paulo da Imagenharia

 

Amandine Goisbault e Tiago Campos Torres

 

Ministério das Finanças e Economia de Baden-Württemberg

 

Prof. Peter Biekarck

 

Prof. Michael Emil Möch

 

Mariana Amazonas e Manu Xavier da Elemental

 

Solterm

 

Carlos Fernando Eckhardt | Estratégia em Design & Comunicação

 

Pentagrama

 

Pais, professores e amigos da Comunidade Waldorf

INCRIATÓRIO & FLUXUS

Incriatório, Sistemas Multifuncionais de Água e Vegetação & Fluxus, Projetos e Estratégias para o Manejo Integrado de Água. Sabendo da importância da água e partindo do princípio de que funções importantes devam ser atendidas por vários elementos, dedicamos ao assunto atenção especial, contando com estas empresas que aliam suas competências para pensar um sistema integrado que nos confira não só tranquilidade quanto à questão ambiental, mas resiliência, em se tratando desse indispensável recurso.

Pensando estratégias de como viabilizar a proeza de doar a propriedade ideal para a realização de uma escola Waldorf plena, sem mesmo ter recurso financeiro disponível, decidimos pela construção de um condomínio, a partir de uma compra coletiva. Ao longo de anos dedicando-nos a essa meta, fomos aprimorando a imagem dessa estrutura, almejando algo diferente do que se tem à disposição no mercado... Reconhecemos que é grande o desafio assumido, mas contamos com grandes colaboradores que compartilham conosco o mesmo valor: "confiança de que processos participativos levam a projetos consistentes e com alto impacto positivo". Temos o prazer de afirmar que este audacioso projeto é feito a várias mãos.