HISTÓRIA & EQUIPE

O projeto Vilaverde Turmalina nasceu de um sonho, acalentado coletivamente pela comunidade da Escola Waldorf Recife, de encontrar um espaço maior, mais adequado e próprio para a escola, cuja sede era no bairro de Casa Amarela.

Desde 2009, muito se investiu em buscas à propriedade ideal: pesquisas cartoriais, estudos de viabilidade, negociação com proprietários, além da elaboração de projetos com consulta prévia em órgãos públicos competentes, no sentido de confirmar a possibilidade de, principalmente, implantar nossa caríssima Escola Waldorf.

 

Em 2014 expandimos as buscas para áreas mais afastadas da então sede da Escola, em Recife e, em fevereiro de 2015 chegamos a um sonho de paisagem - a Granja Turmalina -  que atendia aos anseios e preenchia os requisitos para realização de um sonho compartilhado.


Organizando a comunidade, em maio de 2015 conseguimos arrecadar 25% do valor total da compra e, com o pagamento dessa quantia, recebemos a propriedade da terra. Para esta finalidade, criamos uma Sociedade com Propósito Específico e responsabilidade limitada, que assumiu todo o risco e a confissão da dívida do saldo a pagar (75% do total). Contratualmente, esse saldo poderia ser quitado em dinheiro ou através da entrega de lotes do próprio condomínio a ser constituído, tal escolha cabendo exclusivamente à Vila Verde Turmalina SPE LTDA. 


Contando com cerca de 80 mutuantes, conseguiu-se arrecadar o montante necessário ao pagamento das primeiras parcelas da compra do terreno e às despesas até a aprovação do projeto, como também para contemplar a adesão de membros da comunidade escolar, importantes e fundamentais à concretização do nosso ideal, através de uma perspectiva fraterna.


Em outubro de 2016 realizamos uma grande reunião de sorteio, quando os pioneiros que acreditaram na proposta, puderam escolher seus lotes. 

Todos os membros da equipe gestora têm em comum uma relação de confiança mútua com a Associação Pedagógica Waldorf do Recife, construída a partir da dedicação dispensada ao sucesso de suas iniciativas. Somos muito gratos, pois nos ensinou que o trabalho que dedicamos em prol do coletivo, retorna em aprendizado e crescimento pessoal que remuneração alguma é capaz de prover.

Vicente Dias

Vicente Dias

Graduado em Engenharia Mecânica, consolidou-se pela habilidade na administração de bens e patrimônios. Em 2009, quando a Escola Waldorf Recife enfrentava sua pior crise e tinha sua sustentabilidade ameaçada por várias razões, abraçou a causa da escola, dedicando-se à gestão e, notadamente, à sua reestruturação financeira. Em 2015, foi eleito diretor-financeiro da Associação Pedagógica Waldorf Recife e segue contribuindo na gestão das escolas, como pai voluntário.

Jane Matsui

Jane Matsui

Graduada em Administração, estagiou e conheceu várias organizações no Japão, onde vivenciou sua cultura ancestral. De volta ao País, trabalhou na iniciativa privada e no então Centro Brasileiro de Energia Eólica. Integrou a equipe gestora de um Projeto de Geração de Renda, coordenando o atendimento a 16 municípios. Com a maternidade veio a decisão de dedicar-se à educação dos filhos. Conheceu a Waldorf em 2005, onde matriculou seus filhos e segue como voluntária na gestão.

Adriana Cipriano

Adriana Cipriano

Prestes a formar-se em Psicologia Clínica, conheceu a Escola Waldorf Recife em 2006, aprofundando seus estudos na Pedagogia Waldorf e na Antroposofia. Desde então, sem mesmo ter filhos na escola, engajando-se como voluntária, atuou na comissão financeira e no Conselho Gestor da escola. Em 2013, assumiu a diretoria administrativa da Associação Pedagógica Waldorf Recife e, em 2015, foi eleita como diretoria-geral, função a que se dedica até o momento.

Timm Mendes

Timm Mendes

Formado em Administração pela Faculdade de Bremen, na Alemanha, veio pela primeira vez ao Brasil, ainda como estudante. Atraído pelo grande potencial a ser desenvolvido, radicou-se na cidade em 1999, onde se estabeleceu como empresário no bairro do Recife antigo. É pai de duas alunas da Escola Waldorf Rural, onde coloca suas habilidades e experiência de vida a serviço da comunidade escolar em vários âmbitos da gestão.

Tandra Burgos

Tandra Burgos

Comunicóloga com experiência em emissoras de televisão e em produtoras audiovisuais. Dirigiu a CasaBranca Produções, voltada para cultura e comunicação. Conheceu a Escola Waldorf Recife no seu início, quando trouxe seus dois primeiros filhos para uma passagem rápida. Voltando em 2007, então para ficar, trouxe suas duas filhas mais novas. Com vivências pouco animadoras em outras escolas, sua relação com a Waldorf foi estreitada, tornando-se voluntária dedicada à sua gestão.

  • Instagram Vilaverde
  • Facebook - White Circle

VILAVERDE TURMALINA SPE LTDA
PERNAMBUCO, BRASIL
+55 81 998 790 103

© 2017 por Vilaverde Turmalina.